Quem sou eu

Minha foto
Experiência de 18 anos na área de Recursos Humanos em todos os subsistemas chegando ao nível de DIRETOR DE R.H,convidado a ser PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA INSTITUÍÇÃO UNICID ( UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO )lecionando diversos disciplinas.

Seguidores

sábado, 30 de outubro de 2010

Quais são os desafios de um lider ?

Segundo pesquisa realizada, o líder precisa conquistar comprometimento da equipe e saber gerenciar os profissionais da organização, reter talentos é um dos maiores desafios dos gestores nas organizações.
Além de engajar as equipes com um objetivo comum, os líderes precisam estar aptos a motivar os colaboradores, bem como devem ficar abertos a ensinar e aprender o tempo todo.
Liderar bem uma equipe não é uma tarefa fácil e para isso precisamos nos transformar em verdadeiros líderes.Liderar vai exigir uma série de ferramentas necessárias para alcançar os objetivos propostos.
Reconhecer seus próprios erros, você deverá administrar muito bem o seu tempo (time management) pois parte dele será dedicado aos seus colaboradores, ser justo, estar atento aos detalhes , exigir a qualidade dos seu colaboradores, humanizado com o todo ( meio ambiente ).
Além disso, outro grande dilema enfrentado pelos líderes é como preparar a sua equipe para a transição de carreiras.
O líder, busca aperfeiçoar, o que há de melhor em cada colaborador que faz parte da equipe, por uma visão inovadora, costumo aplicar o sistema de “liberdade”, faz com que cada colaborador tenha autonomia para resolver qualquer assunto que se fizer necessário sem a presença do gestor da área.
Com essa liberdade assistida, podemos identificar quais as melhorias que devemos fazer com aquele colaborador. Não vejo dilema entre ser temido ou respeitado, pois, opto sempre pelo respeito.
A posição de líder vem acompanhada de uma série de desafios e dificuldades. O líder passa a ser o centro das atenções em momentos de crise, e deve se superar para levar a equipe à volta por cima.
A Líder globalizado possui algumas características importantes para esse novo século, e quais são eles ?

Ser humilde: aceitar os erros, o líder que aprende a ouvir as opiniões dos demais conseguirá junto a eles tomar uma decisão mais assertiva.
Pro ativo: o líder  eficaz precisa ser pró ativo em todas as ocasiões. A motivação do grupo será obtida dando o exemplo de superação pessoal e profissional.
Visão: visão estratégica dos negócios da empresa.
Ética : o líder precisa ser ético na hora da tomada de decisão ou avaliação da sua equipe.
Atualizado: o líder deve entender que mesmo que seu conhecimento seja suficiente para a situação atual, deve se manter em constante atualização, para que consiga superar fazer uma diferença competitiva e estimular sua equipe.   
A importância da motivação.

Hoje para manter uma equipe motivada o líder precisar reconhecer quais as necessidades de cada um.
Há um grande erro por artes dos lideres, de supor que a motivação é feito por meio de recompensas financeiras.
Sabemos que a motivação é individual, não existe uma “receita” que compramos na farmácia da esquina de casa.
O líder tem que ter uma percepção para essas tais necessidades: uma palavra, um abraço, um incentivo, uma folga inesperada entre outras.
E o feedback que é importante, mas não se confundam em dar o feedback todos os dias, e sim quando se fizer necessário.
O Líder de hoje precisar saber ensinar e aprender com sua equipe, extrair o melhor de todos e se dar o melhor, pois o conhecimento só para si, não vai te levar a lugar nenhum a não ser, há um stress futuro.
Administrar conflitos e aplicar a gestão do conhecimento de forma produtiva para a organização, pois através dos conflitos pode se extrair muita melhoria positiva para sua equipe.
Um líder experiente e globalizado, deve saber compartilhar seu conhecimento com sua equipe, motivar, tomar as decisões mais assertivas, não usar o “calor” de qualquer problema ou pressão para resolução de qualquer problema.
Usar a gestão do conflito e do conhecimento para reter seus talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário