Quem sou eu

Minha foto
Experiência de 18 anos na área de Recursos Humanos em todos os subsistemas chegando ao nível de DIRETOR DE R.H,convidado a ser PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA INSTITUÍÇÃO UNICID ( UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO )lecionando diversos disciplinas.

Seguidores

sábado, 23 de outubro de 2010

A falta do feedback na hora do recrutamento e seleção.

Tudo parte do princípio quando recebemos o perfil da vaga.
Muitos selecionadores não lêem corretamente o perfil e chamam em média 10 candidatos para 01 única vaga, contudo isso pode observar o erro de algumas consultorias de RH em relação, a seleção e dinâmica.
O erro mais comum é entre as consultorias e fazer uma dinâmica em grupo com mais de 10 colaboradores e apenas 01 vaga.
Parece que os candidatos têm que ser um melhor que o outro.
Agora pergunto a vocês, quando chega ao último candidato, será que ele este tão disposto a dizer tudo novamente referente à vaga.
O candidato por sua vez, deveria pedir para fazer uma entrevista particular, pois é constrangedor participar de uma dinâmica, como se fosse uma "guerra fria" e como é feito analise depois de depoimentos quase idênticos, será que é por competência ou amostragem?
Outro erro anunciado pelos recrutadores é a vaga para início imediato?
Quando o candidato chega, ouve a seguinte frase.
"Será feito uma entrevista hoje, após isso será agendado uma dinâmica com os pré aprovados e por último a entrevista com o responsável da área e por fim talvez a contratação"
Isso desmotiva qualquer candidato, para qualquer vaga, e isso vem acontecendo ao longo dos tempos, e ainda não mudou.
Outro erro, da seleção que também indaga muitos candidatos é o famoso, LHE DAREI UM RETORNO POR E-MAIL OU POR TELEFONE.
Contudo isso o candidato fica "preso" de certa forma a aquela vaga e empresa, e o selecionador não da o devido retorno prometido.
Quando o candidato resolve ligar na empresa ou consultoria, para saber se foi aprovado, não consegue falar com o responsável, pois é transferido para diversos deptos e  ramais da empresa, mas no fim não consegue falar com o selecionador.
Os recrutadores dos novos milênios deveriam fornecer os feedbacks, por que os mesmos candidatos que não foram comunicados no futuro de certa forma poderão agir contra a empresa  ou consultoria.
Como assim agir? O candidato poderá estar numa empresa concorrente, ou no futuro estar numa posição privilegiada, e essa mesma empresa ou consultoria vier a fazer uma futura parceria talvez tenha problemas em relação ao passado.
Vejam quantas coisas podem acontecer por um simples feedback e muitos ainda não acreditam em tudo isso.
Você que esta lendo esse artigo pense e reflita um dia poderá passar por essa situação.
Publicado por : Cristiano T de Souza
Gerente de Recursos e Professor Universitário.
E-mail : profcristianocargos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário